terça-feira, 13 de outubro de 2015

Brasil deve se preparar para um verão com calor extremo

Brasil deve se preparar para um verão com calor extremo

Posted by  on 11/10/2015
calor-termometroBrasil deve se preparar para um verão de temperaturas extremas
O próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. Segundo meteorologistas, os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média.
Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
Neste momento, o clima de boa parte do planeta está sob efeitos do fenômeno El Niño – o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que muda correntes de ar e altera eventos climáticos em várias partes do mundo.
Dia 7 outubro 2015 – http://www.bbc.com  e http://epoca.globo.com
E, diante de uma primavera que já teve dias de calor intenso em algumas regiões, muita gente já se prepara para o pior. É que, pela primeira vez, se registra uma combinação inédita: a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito intenso.
el-nino-1997-2015-comparação
Comparação do fenômeno El Niño em 1997 e 2015 (Foto: NOAA)
De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana. E tudo indica que 2015 deverá ser o ano mais quente já registrado. Para piorar, a previsão para este ano é de que tenhamos um super El Niño, ou mesmo um El Niño monstro, como já vem sendo chamado; o mais intenso já registrados até aqui.
Neste momento, o clima de boa parte do planeta está sob efeitos do fenômeno El Niño – o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que muda correntes de ar e altera eventos climáticos em várias partes do mundo. O El Niño de 2015 é considerado um fenômeno forte, talvez tão forte quanto o pior já registrado, em 1997. O Blog do Planeta já explicou o que está em jogo.
Um vídeo feito pela NOAA, a agência dos Estados Unidos que estuda os oceanos e a atmosfera, mostra o quanto os eventos de 1997 e 2015 são assustadoramente parecidos. O vídeo mostra a anomalia de temperatura nos dois anos. Quanto mais quente a cor (vermelho, amarelo), mais quente estava o mar naquele dia. Em alguns momentos, as imagens dos dois anos são quase idênticas.
Confira o vídeo da NOAA abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário